História da ONG céu Azul

Nossa trajetória começa em uma festa familiar. 

Skarlait Neves Canto, mãe de três crianças autistas, fundadora e atual presidente da ONG Céu Azul, sensibilizou seu primo Mario Luiz da Silva com as difuldades enfrentadas pela adequação e tratamento de suas filhas. 

Diante disto, ambos se sentiram motivados a buscar recursos e uma nova perspectiva de vida, não apenas em beneficio próprio  mas também de todos aqueles que se encontravam em uma situação semelhante.

Com muita força de vontade, eles elaboraram o estatuto e buscaram pessoas que partilhavam da mesma visão e objetivo para enfim formar a diretoria e  efetuar o registro da ONG Céu Azul  - Centro Especializado Unidos Pelo Autismo.

No dia 02 de abril de 2015, tendo como o objetivo principal o acolhimento de crianças autistas, foi aberto o atendimento dentro das  capacidades da ONG, a qualquer outra deficiência que se beneficie com o tratamento e apoio oferecido ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Após a divulgação da nova entidade para a sociedade, mesmo não tendo uma sede própria aconteceram as primeiras reuniões através do apoio de grandes parceiros que cederam o espaço de maneira solidaria, entre eles, a casa Samaritana, uma entidade que abriga pessoas carentes e em situação de miséria, onde aconteceu o primeiro debate entre os pais. Tivemos também a ajuda da ADEFOM e de outras escolas que nos possibilitaram perseverar em nossos objetivos, adequando as necessidades dos pais e crianças de acordo com as abordagens das reuniões e palestras promovidas inicialmente.

Houve um prospero avanço para ONG Céu Azul quando o Senhor Nelito, viabilizou o CNPJ da antiga unidade Renascer, voltada para a terceira idade e na qual ele presidia. A partir daí a Renascer passou a se chamar ONG Céu azul cuja sede que está situada na Av Antônio Neto nº 1728, no bairro Danilo Passos em Divinópolis MG. Aquisição dessa sede ocorreu através do comodato de 10 anos  assinado pelo prefeito Vladimir Azevedo no dia 30 de dezembro de 2015, doando também um espaço de 7.986 metros quadrados na ocasião.

 

 

Atividades interrompidas

Com ONG já funcionando a todo vapor, no dia 30 de janeiro de 2016, um imprevisto acabou interrompendo as atividades. O telhado da varanda onde eram realizadas as dinâmicas com as crianças cedeu. Graças ao bom Deus, não houve feridos, mas nos cortou o coração saber que não teríamos mais onde atender as crianças. 

Sensibilizados com nossa história, o fórum, em março deste mesmo ano, ofereceu a oportunidade para a inscrição de projetos que contemplou a instituição com uma quantia de 56 mil destinada a reforma do local.

A ONG Céu Azul entende que o diagnostico da criança é, na maioria das vezes um processo dramático, pois os pais não estão preparados para lidar com a noticia. Sentimos que a sociedade ainda carece muito de informação sobre o transtorno, mas, infelizmente, o esclarecimento sobre o assunto não é acessível a toda a população e o tratamento exige a atuação e cooperação de múltiplas áreas, o que demanda muito tempo, disposição e investimentos financeiros.

Muito trabalho, carinho e dedicação. 

Nossa missão é levar esperança aos pais de crianças autistas e auxilia-los na inclusão de seus filhos na sociedade . Em nosso pouco tempo de fundação, o que já podemos observar é que aqueles que se beneficiam dos trabalhos realizados na ONG, conseguem compreender um pouco melhor o universo dos filhos, e demonstram mais disposição em sua árdua tarefa diária, o que tem resultado em um avanço positivo na socialização e integração dessas crianças.    

Atualmente a ONG planeja prosseguir com seus atendimentos complementares e almeja  oferecer tratamentos não disponibilizados pela rede publica, proporcionando a chance de melhora notável da deficiência e promovendo aos mesmos, uma vida digna e mais confortável dentro dos seus direitos e capacidades. 

Av. Antônio Neto 1728 Danilo Passos Divinópolis - MG / Segunda - Sexta de 8:00 as 17:00 

(37) 98842-4571
 ongceuazull@gmail.com
  • Fanpege Céu Azul
  • Canal Youtube Céu Azul
  • Instagram Céu Azul